1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

O País dispõe de Centros de Referência de Qualidade e Qualificações do Ensino Superior

CNAQMoçambique vai dispor, a partir deste ano, de Centros de Referência de Qualidade e Qualificações do Ensino Superior nas Regiões Sul, Centro e Norte do país. Na manhã desta segunda-feira (07/10) foi assinado, em Maputo, um memorando de entendimento entre o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ) e a UEM com vista a estabelecer, na UEM, o referido centro ao nível da região sul do país.
Os Centros de Referência de Qualidade e Qualificações de Ensino Superior são uma plataforma através da qual pretende-se colocar os serviços de formação, capacitação, assistência técnica em matérias de qualidade cada vez mais próximo das instituições de ensino superior de modo a reforçar a interação do CNAQ com as instituições de ensino superior.
Na cerimónia de lançamento, a Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade, Profª Doutora Ana Maria Nhampulo, disse esperar com a criação destes centros, que as instituições de ensino superior assumam os mecanismos de garantia de qualidade como elemento estrutural fundamental para o desenvolvimento institucional e para, de forma cada vez mais autónoma, implantarem os seus mecanismos internos de auto-avaliação, implementando os seus planos de melhoria, participarem em processos de avaliação externa e acreditação, melhorarem o desenho das suas qualificações e procederem ao seu registo conforme as normas.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, referiu que com o Centro, abre-se a possibilidade de reforço do papel das instituições de ensino superior como actores principais na promoção e implementação do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade (SINAQUES) e do Quadro Nacional de Qualificação do Ensino Superior.
Segundo Quilambo, o estabelecimento dos centros de referência vai permitir que as instituições de ensino superior tenham a oportunidade de interagir com os diversos actores interessados ou envolvidos com o Ensino Superior, o que facilitará a apropriação dos sistemas de garantia de qualidade, a troca directa de experiências, a partilha de responsabilidade, bem como a aproximação territorial estratégico-conceptual entre os diferentes actores.
Além do estabelecimento dos três centros nas regiões norte, centro e sul do país, em universidades públicas, um quarto centro será hospedado num instituto superior politécnico para atender as especificidades do ensino politécnico.
Até Dezembro de 2019, vai ter lugar o apetrechamento da sala de formações e do gabinete onde vai funcionar o Centro de Referência de Qualidade e Qualificações do Ensino Superior ao nível da região Sul, num espaço concedido pela UEM, enquanto são desenvolvidos os primeiros módulos de formação para capacitação do primeiro grupo de formadores provenientes das instituições públicas e privadas do ensino superior do sul do país.
A cerimónia contou com a participação de reitores das principais instituições de ensino superior públicas de todas as regiões do país, entre outros.

CNAQ-1

kamagra globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı