1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Projecto DARA capacita moçambicanos em matérias de Astronomia

dara-190Docentes da UEM, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia e de algumas instituições do ensino superior estão a ser capacitados, de 14 a 25 de Outubro, em Maputo, em matérias relacionadas com astronomia, no âmbito da celebração dos 100 anos da União Internacional da Astronomia.
O projecto DARA Training, já com 3 anos, forma anualmente 12 estudantes da UEM e não só em conteúdos relacionados com a astronomia e rádio astronomia, num total de 4 módulos. O módulo I decorre de 14 a 25 de Outubro (na UEM), os módulos II e III vão ter lugar durante o mês de Abril de 2020 (na África do Sul) e o IV durante o mês de Junho (na UEM).
Segundo explicou o Prof. Doutor Cláudio Moisés Paulo, Coordenador do Projecto, trata-se de uma iniciativa que tem em vista capacitar o país, através dos seus recursos humanos, para que este esteja em condições de receber grandes projectos na área da Astronomia. "Muitas vezes há projectos que entram em África e, depois da instalação de todo o equipamento, verifica-se que não há africanos preparados para a sua implementação. Esta iniciativa visa inverter esse cenário", disse.
Ao longo de duas semanas estão previstas aulas teóricas e práticas relacionadas com a área astronómica e algumas sessões de observação dos astros.
Ao nível da UEM participam também docentes das Faculdades de Ciências e de Engenharia.
A formação está a decorrer no Laboratório de Astrofísica e Ciências Espaciais da UEM.

dara-191

kamagra php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı