1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Jornadas científicas da FLCS debatem interdisciplinaridade na investigação

jornadas-flcs-190Docentes, investigadores e estudantes da FLCS da UEM estão reunidos hoje e amanhã (17 e 18/10), em Maputo, para partilha de trabalhos científicos no âmbito das jornadas científicas e do I Seminário das Ciências da Linguagem.
Ao todo estão previstas 18 sessões paralelas abordando temas como Governação, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde e Sociedade; Recursos Naturais, Ambiente e Mudanças Climáticas; Comunicação, Linguagens e Literatura; Identidades, Género e Sexualidade, entre outros temas.
Na abertura, o Director da FLCS, Prof. Doutor Cláudio Mungoi, referiu que o evento ocorre num ano em que o Conselho Universitário aprovou o 10º Programa de Pós-graduação em menos de três anos no actual ciclo de gestão, consagrando, deste modo, a perspectiva de aposta na pós-graduação como requisito essencial para a formação de quadros capazes de responder a agenda nacional de desenvolvimento.
jornadas-flcs-191Aos presentes, disse que a FLCS tem o desafio de aliar a grandeza quantitativa à componente qualitativa e tal só é possível através da melhoria de produção e publicação do conhecimento científico como alicerces para o processo de ensino e aprendizagem e ser capaz de fornecer, em tempo útil, respostas aos desafios que a sociedade impõe.
"Temos que ser capazes de vincar a importância das letras e ciências sociais como uma área científica importante para o progresso e desenvolvimento harmonioso do país", disse.
Com o efeito, afirmou que os académicos são chamados a se reinventarem e a inovarem os métodos de ensino, através da obtenção de conhecimentos mais actualizados em consonância com a agenda nacional de desenvolvimento numa sociedade sedenta de respostas imediatas face aos enormes desafios sociais.
Na ocasião, coube a Profª Doutora Maria Paula Meneses, da Universidade de Coimbra, proferir a palestra inaugural com o tema "Questionando a Liberdade Académica e a Relevância dos Estudos Sociais em Moçambique: pistas para aprofundar as Epistemologias do Sul".
Frisou que a Universidade hoje continua a ser uma promessa de espaço para as novas gerações para transmissão de outros conhecimentos, para pensamento e reflexões críticas, para garantir cada vez mais o reforço da liberdade académica. Mas a Universidade também produz progressos históricos e sustenta corpos de conhecimentos estabelecidos e treina jovens para ocuparem o seu lugar na sociedade sem quebrar rotinas. "O nosso papel é, sobretudo, ensinar jovens a pensar corretamente e a pensar com a sua cabeça", disse.
As jornadas científicas e o I Seminário das Ciências da Linguagem da FLCS decorre sob lema "Tecendo a interdisciplinaridade na investigação em Ciências Sociais e Humanas".
A FLCS da UEM possui actualmente 18 cursos de licenciatura, 14 de mestrado, 02 de doutoramento e 25 por cento do universo estudantil da universidade.

jornadas-flcs-192

kamagra php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı