A formação superior gera efeito multiplicador na sociedade, afirma Jorge Nhambiu
O Minsitro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Prof. Doutor Jorge Nhambiu, afirmou hoje (22/11) que a formação de nível superior é um vector que gera um efeito multiplicador nas sociedades, sendo assim, a UEM, na qualidade de alma matre das instituições de ensino superior no país, tem a responsabilidade histórica e técnico-científica de liderar os processos estratégicos de desenvolvimento do ensino superior, consolidando-se como agente activo das transformações sociais e do progresso nacional através da identificação de soluções científicas, para enfrentar os desafios de crescimento e desenvolvimento económico.
O Ministro falava na cerimónia de graduação, em Maputo, de 831 técnicos superiores, dos quais 786 licenciados, 44 mestres e 1 Doutor. Do total dos graduados 50,7 por cento são do sexo feminino e 1 foi graduado a título póstumo.
Além de Moçambique, constam graduados oriundos de países como África do Sul, Brasil, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Suazilândia e Tanzânia.
Segundo Nhambiu, o governo reconhece e valoriza o papel desempenhado pelas instituições de ensino superior na promoção do crescimento e desenvolvimento socio-económico através da formação do capital humano social e condução de processos de investigação científica e extensão universitária que atendem às necessidades prementes da população moçambicana. "Encorajamos a UEM a continuar a conduzir as suas mais diversas actividades de forma que siga em frente na formação de quadros altamente qualificados e detentores de competências socialmente relevantes", disse.
Entretanto, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, reconheceu que o número de graduados continuam aquém das necessidades que o país demanda, pelo que, o desafio passa por desenvolver acções tendo em vista o aumento do número de graduados a todos os níveis. Para o efeito, segundo Quilambo, no novo ciclo de planificação estratégica (2018-2028), a UEM perspectiva, entre outras medidas, aumentar a relevância, a diversidade e a mobilidade da oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
A par do aumento da oferta de cursos, a UEM dispõe de medidas tendentes a melhorar o desempenho dos docentes, nomeadamente a realização de cursos de capacitação de docentes em matérias de supervisão de estudantes.
Aos graduados, o Reitor pediu para que não sejam apenas excelentes profissionais mas também pessoas solidárias, de mente aberta, despidas de preconceitos e preparadas para o diálogo.
Em representação dos graduados, a Licenciada em Direito, Gisela Manuel, apontou a resiliência como o segredo do sucesso académico ora alcançado porquanto resistiram às dificuldades apresentadas durante a formação.