Matemáticos da CPLP harmonizam práticas de ensino e aprendizagem
Académicos do ramo da matemática dos países de Língua Oficial Portuguesa estão reunidos, em Maputo, de 25 a 29/11, na II Conferência Internacional do Espaço Matemático de Língua Portuguesa focado na institucionalização de práticas de ensino e aprendizagem da Matemática que respondam às diferentes realidades sociais dos países membros.
O evento decorre do reconhecimento de que o ensino da Matemática representa ainda um enorme desafio para a maior parte das sociedades de língua portuguesa havendo, por isso, a necessidade de alargamento de espaços de reflexão sobre as diferentes dimensões do processo de ensino.
Abrange áreas temáticas que vão desde a avaliação da eficácia escolar, tecnologias informáticas no ensino da Matemática, raciocínio matemático e resolução de problemas.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, que delegou às Universidades o papel de liderar a investigação sobre os factores que determinam os resultados do ensino da Matemática, tomando em consideração a necessidade de adoptar metodologias que sejam sensíveis à realidade sociocultural em que o processo de ensino e aprendizagem decorre.
Os países que têm o Português como língua oficial formam uma comunidade de 260 milhões de pessoas, com uma ampla diversidade cultural, histórica e social encontrando-se em diferentes fases do seu desenvolvimento.
Segundo Quilambo, a aposta na Matemática pode significar investimento na formação social e intelectual e no desenvolvimento de uma gama de habilidades que se consubstanciam, entre outras, no raciocínio lógico, na autonomia, na criatividade e na argumentação.
A II Conferência do Espaço Matemático de Língua Portuguesa reflecte igualmente sobre as tendências e resultados da investigação recente em educação matemática, programas curriculares, formação de professores e jogos matemáticos.
Junta historiadores, docentes e investigadores no ramo da matemática dos países da CPLP, incluindo representantes da União Africana da Matemática e da Comissão Internacional de Instrução Matemática, que deverão partilhar as suas experiências.
A Conferência decorre sob lema "As Múltiplas Formas de Fazer e Comunicar a Cultura Matemática em Língua Portuguesa".