Museus reabrem ao público
Museus reabrem ao público como resposta à decisão do Chefe de Estado de autorizar a abertura de alguns sectores da economia mesmo no contexto da prorrogação do Estado de Emergência. Nesse sentido, aquelas unidades reservaram esta semana para a verificação e criação de condições de recepção dos visitantes. A partir da próxima semana, vão funcionar no horário entre 8:00 e 15:30h, de segunda a sexta-feira, estando ainda em curso trabalhos administrativos para definir o horário aos fins-de-semana. Esta reabertura acontece num momento em que os museus têm novas estratégias para fazer face ao novo contexto imposto pela COVID-19. Por exemplo, o Museu da Moeda está a preparar uma exposição virtual contando a história da evolução da moeda nacional como forma de contornar o actual contexto de restrição de visitas àquele local, uma vez que já não podem ser realizadas oficinas, palestras, visitas escolares, entre outras actividades culturais. De acordo com curador do Museu da Moeda, dr. Jorge Anselmo, a unidade está a apostar fortemente na disponibilização do acervo existente às plataformas digitais por forma a facilitar o acesso aos utentes. Os outros monumentos geridos pela UEM também estão a desenvolver acções no sentido de expor suas actividades nas plataformas digitais.





