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Urge pensar nos novos modelos pedagógicos e na relação professor - estudante

VIII-Seminario-Pedag-01

O académico português Paulo Dias defende a necessidade de se pensar nos novos modelos pedagógicos e o estabelecimento de uma nova relação entre o professor e o estudante, na qual o estudante tem maior autonomia. Desafia os académicos, particularmente aos especialistas em educação, a pensarem num currículo para o futuro e numa cultura da inovação.
Falando no VIII Seminário Pedagógico da UEM num tema intitulado “Impacto da COVID-19 nos sistemas educativos e na internacionalização: ensino remoto e ensino online como alternativas para a continuidade das aulas”, reconheceu que o novo coronavírus provocou uma roptura epistemológica que levou a pensar nos fundamentos filosóficos da educação que consistem na preparação para os novos desafios que são as novas comunidades de aprendizagem.
Segundo o orador, a Covid-19 destapou o véu do funcionamento do sector em que a figura central ainda continua a ser o professor, por isso, defende ser necessário formar o professor para que este consiga trabalhar nos dois sistemas, presencial e não presencial. "Desde que entenda que as lógicas pedagógicas são diferentes num e no outro modelo e não se trata de uma simples transferência do modelo presencial para o modelo a distância", alertou.
Professor Catedrático e antigo Reitor da Universidade Aberta de Portugal, Paulo Dias concluiu que o pessimismo inicial provocado pela Covid-19 levou a um optimismo no sector da educação no sentido de pensar o futuro, naquilo que ainda não se sabe, mas que a nova geração deverá enfrentar.
VIII-Seminario-Pedag-02O Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, que procedeu à abertura oficial do encontro, disse que os temas a serem debatidos no VIII Seminário Pedagógico são relevantes para a actualidade da UEM na medida em que estão intrinsecamente associados aos processos de melhoria de gestão académica e com a transformação dos processos de gestão, processos de ensino e aprendizagem e com a sua adequação às necessidades de uma universidade de investigação.
Segundo Quilambo, a realização do seminário pedagógica sublinha a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e lembrou as recomendações saídas dos VII Seminário Pedagógico com particular referência para a necessidade de se investir na formação de docentes no uso das TIC, garantir maior investimento para promoção e utilização das TIC na UEM, adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos tecnológicos e melhorar o acesso e qualidade da internet em todos os espaços da UEM. "Esperamos que o presente seminário aprimore estas questões de forma a tornar a UEM numa instituição proactiva na resposta aos desafios impostos pelas TIC", disse.
O VIII Seminário Pedagógico decorre sob lema "UEM promovendo a internacionalização e uma Gestão Pedagógica para a inovação tecnológica numa Universidade de Investigação". Entre os dias 24 e 26 de Novembro serão debatidos temas como "Mediação Pedagógica e inovação tecnológica", "Gestão da qualidade do ensino à distância numa universidade de investigação", gestão da qualidade no ensino online", entre outros.
Devido a covid-19, o VIII Seminário Pedagógico decorre nos formatos presencial e não presencial, este último através das plataformas digitais.

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