ESNEC gradua técnicos superiores nas áreas de negócios e empreendedorismo
A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) graduou na manhã desta sexta-feira (11/12), 48 técnicos superiores, dos cursos de licenciatura em Finanças, Gestão de Empresas, Agronegócios, Agricultura Comercial, Gestão Comercial e Gestão e Liderança. Além destes técnicos, foi também graduada na mesma cerimónia uma estudante da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras de Quelimane (ESCMCQ), do curso de licenciatura em Oceanografia.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirmou que os graduados têm a responsabilidade de sistematizar o conhecimento científico e local, promover o desenvolvimento das comunidades nas suas diferentes áreas de intervenção, aprofundando de forma científica as formas de resolução dos problemas identificados nas respectivas áreas de formação.
O Reitor da UEM garantiu que a sua instituição continuará a desenvolver esforços tendo em vista melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, promovendo a inovação através da investigação. Congratulou a ESNEC, a par das outras unidades da UEM, que garantiram o decurso normal das actividades lectivas, incluindo a consolidação das habilidades pedagógicas para a melhoria do desempenho de cada docente, apesar das adversidades.
Por sua vez, o Secretário de Estado da província de Gaza, Dr. Amosse Júlio Macamo, apelou aos graduados a abraçarem o empreendedorismo agrário para a produção da riqueza e combate a fome naquela Província e em todo o País, acrescentando que a questão agrícola não é apenas dos agrónomos, mas de todos.
Disse, a título de exemplo, que os graduados em Finanças, Gestão de Empresas, Gestão Comercial, Agronegócios e Agricultura Comercial, podem emprestar uma visão inovadora na agricultura local de modo que ela desenvolva. Salientou que através das respectivas áreas de formação, os graduados “podem investir nos pacotes tecnológicos, na capacitação dos produtores sobre o uso eficiente de créditos agrícolas, tornarem-se elos de transformação e processamento de produtos agrícolas, para além de intervir em toda a cadeia de comercialização, entre outras acções com vista ao desenvolvimento agrícola.
Apontou a visão e decisão dos graduados como crucial para não continuarem a aceitar a visão da maioria dos jovens de que agricultura é tarefa dos mais velhos, ou então é a última alternativa para os que não têm trabalho, nem devem se vincular a uma ideia equivocada de que ela não produz riqueza.
Lembrou que a agricultura familiar representa cerca de 98 por cento das explorações agrícolas do país e advertiu que a próxima geração de empreendedores de sucesso em Moçambique virá do sector agrícola.