1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Workshop discute benefícios da tecnologia espacial para o desenvolvimento

work-tecnologia-espacialO Laboratório de Astronomia da Faculdade de Ciências da UEM realizou há dias a Escola de Observação da Terra na Universidade Licungo, extensão da Beira. O evento acontece no âmbito do projecto DOPPLER (Development of PaloP knowLEdge in Radioastronomy), que tem por objectivo desenvolver conhecimentos em Rádio Astronomia e áreas afins.
O workshop abordou temas relacionados com os benefícios do uso da tecnologia espacial para o desenvolvimento da humanidade.
Segundo o coordenador do projecto, Prof. Doutor Cláudio Paulo, o evento esteve focado no uso dos satélites para a exploração mineira e para a monitorização da agricultura em Moçambique.
Foram apresentados modelos avançados e inovadores para a monitorização baseados em satélites de observação da terra, tais como validação do índice de área foliar das culturas baseado em modelos de transferência radiativa; mapeamento do teor de água no solo e previsão de secas com base num modelo trapezoidal; mapeamento da monitorização da agricultura itinerante com base no sistema Google Earth Engine; entre outros.
Decorrido de forma híbrida, contou com participação de docentes e estudantes de várias áreas do saber, com destaque para a Geologia, da UEM, ISCTEM, UCM, ISPM, UniLúrio e teve como facilitadores investigadores da UEM, UniLúrio e da Universidade do Porto, Portugal.
O projecto DOPPLER é financiado pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e a Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal.