1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CIUEM acolhe lançamento do Hackathon Nacional sobre Deficiência e Inclusão

Hackton-12213A UEM acolheu hoje (08/11) o lançamento do Hackathon Nacional sobre Deficiência e Inclusão. Trata-se de um concurso no qual equipas de jovens programadores participam de uma maratona de programação de 72 horas para desenvolver soluções inovadoras em resposta aos desafios sobre o acesso a serviços essenciais por parte de pessoas com deficiência. O Hackathon irá decorrer em Maputo de 25 a 28 de Janeiro de 2022. No final, três equipas vencedoras receberão, cada uma, prémios de 100 mil meticais.
Na abertura, a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Dra. Andrea M. Wojnar, indicou, citando o Censo Nacional de 2017, existirem no país mais de 700 mil pessoas com deficiências. Esta estimativa inclui adolescentes e jovens, sendo que, grande parte vive nas zonas rurais onde os níveis de pobreza são mais elevados, os serviços de saúde, educação e outros escassos ou mesmo ausentes.
Lembrou que várias estratégias têm sido desenvolvidas pelos diferentes actores no sentido de promover a participação e o empoderamento das pessoas com deficiência. Todavia, persistem desafios relacionados com o baixo nível de acesso à escolarização, ao mercado laboral, às fontes de rendimentos, serviços, habitação, informação, participação social e dificuldades de mobilidade.
Hackton-12210"Estamos entusiasmados em apoiar esta iniciativa porque por um lado, ajuda a garantir os direitos humanos básicos das pessoas com deficiência através da melhoria do acesso aos serviços sociais e informações essenciais nas áreas de educação, saúde e justiça, e por outro lado, emprega um perfil centrado no usuário que leva em conta suas exigências, objectivos e nível de satisfação", disse.
O Director do CIUEM, Doutor Luís Neves, encorajou aos candidatos a encontrarem soluções inovadoras de inclusão para todo o tipo de grupos que sejam relevantes associadas a questões temáticas. "Dentro da universidade temos estudantes com capacidade e fazem parte desses grupos", disse.
O Hackathon visa resolver desafios nas áreas como acesso a serviços essenciais aos jovens, raparigas e mulheres com deficiência; acção humanitária e de emergência inclusiva; informações e tecnologias acessíveis na área da saúde.
O Hackathon é organizado pela Fundo das Nações Unidas para a População, CIUEM, a Associação Italiana Amini di Raoul Follereau (AIFO), e o Ministério de Gênero, Criança e Acção Social.

Hackton-12211

 

 

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriKıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum