1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Pesquisadores dissociam factores sócio-demográficos dos conflitos

ceeg-faceco

Resultados preliminares de uma pesquisa apresentada esta quarta-feira (09/02), na Faculdade de Economia da UEM, em Maputo, indicam que não existe uma relação directa entre os factores sócio-demográficos e os conflitos que assolam o país.
O estudo, intitulado “Conflitos em Moçambique: uma análise espacial dos seus determinantes entre 2018 e 2021”, traz uma análise de dados recolhidos em alguns distritos, principalmente nas províncias do norte e centro do país, com o objectivo de compreender até que ponto as desigualdades no acesso a alguns serviços sociais, como emprego e educação, contribuem para a eclosão de diferentes tipos de conflito.
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa Crescimento inclusivo em Moçambique – reforçando a investigação e as capacidades, da UNU-WIDER e implementado pelo Centro de Estudos de Economia e Gestão da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.
Félix Mambo, um dos autores da pesquisa, disse que o trabalho abre espaço para a descoberta de outros factores que estão por de traz de confrontos sócio-políticos que, por sua vez, retardam o desenvolvimento nacional.
“Estes resultados podem mudar com o andar do tempo, principalmente se formos a relacionar estes factores com os outros elementos ainda por pesquisar”, alertou.
Moisés Siúta, docente da Faculdade de Economia, explicou que a pesquisa ajuda a entender, por exemplo, a tendência de ocorrência de mais conflitos na região norte do país, alertando deste modo a necessidade de implementação de políticas mais inclusivas para evitar lutas entre povos irmãos.
“A partir daqui pode se pensar numa melhor estratégia para salvar a vida das populações que estão em situação de vulnerabilidade, da mesma forma que se pode procurar perceber as reais causas do terrorismo na região norte de Moçambique”, referiu.
Alertou aos pesquisadores para que fizessem uma análise mais abrangente, incluindo o estudo aos conflitos que mais marcaram o país durante o período em referência, com o objectivo de trazer uma visão mais ampla e útil para os problemas locais.
Por sua vez, a moderadora da apresentação, Eva Maria Egger, referiu que se trata de uma pesquisa importante e exclusiva a partir do momento que oferece respostas para problemas reais.

hd izle