1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM prepara-se para acolher a Conferência Regional das Ciências Matemáticas

SansaoA UEM vai acolher, entre os dias 22 a 25 de Novembro deste ano, a Conferência Regional das Ciências Matemáticas com foco em soluções científicas à base da matemática para as várias preocupações regionais. O objectivo é demonstrar a contribuição da matemática nas várias áreas de desenvolvimento.
O encontro regional tem como tópicos Álgebra, Análises, Geometria, Dinâmicas de Fluidos, Topologia, Matemática Discreta, Matemática Financeira, Biologia Matemática, Matemática Industrial, Matemática para Educação, Física Teórica, Estatística, Ciência de Dados, Linguagem de Aprendizagem de Máquinas e Inteligência Artificial.
O objectivo é apresentar resultados das pesquisas matemáticas dos países da região, bem como discutir sobre as mais recentes inovações, tendências e preocupações, desafios práticos e soluções adoptadas em diferentes áreas de aplicação da matemática.
Segundo o Prof. Doutor Pedro Sansão, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, a submissão dos resumos já decorre até ao dia 16 de Setembro, sendo que 22 de Outubro é o prazo limite para submissão da comunicação completa. São esperadas cerca de 200 comunicações nos quatro dias da realização do evento.
Um dia antes da conferência, 21 de Novembro, será realizado um simpósio intitulado “One Health” direccionado aos profissionais do sector da saúde com a finalidade de demonstrar o papel da matemática na área da saúde. “Como podemos usar ferramentas matemáticas, resultados de investigação matemática para contribuir, por exemplo, no controle de doenças, de gestão de processos de sistemas epidemiológicos, entre outros”, disse.
A fonte recordou que recentemente aplicou-se a modelação matemática para prever os locais e respectivas datas do pico da COVID-19, no País e no mundo.
Paralelamente à Conferência, vai ter lugar um workshop para professores de matemática e alunos das escolas secundárias provenientes de alguns distritos do País. Esta iniciativa tem em vista incentivar, inspirar e mostrar a estes professores as diversas saídas existentes na área das ciências matemáticas de modo que estes ascendam aos graus de mestrado e doutoramento. “E para os nossos alunos das escolas secundárias vai ajudá-los a perceber a utilidade da matemática. Através deste espaço eles podem acreditar que é possível fazer matemática”, explicou.
Acrescentou que na preparação desta conferência estão a ser envolvidas outras instituições de ensino superior nacionais para a troca de sinergias em prol da matemática.
Esta é a terceira vez que Moçambique acolhe o evento, depois de 1996 e 2008. A Conferência Regional das Ciências Matemáticas é organizada pela Associação da África Austral das Ciências Matemáticas (SAMSA) cujo objectivo principal é aprofundar a pesquisa e o ensino de ciências matemáticas nos países da África Austral.