1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Lançado livro sobre “Extensões Verbais em Nyungwe”

Extensoes-Nyungue-00A pesquisadora do Centro de Estudos Africanos, Dra. Crisófia Langa da Câmara, lançou ontem (28/07), o livro intitulado Extensões Verbais em Nyungue. A obra, de 328 páginas propõe uma análise teórica descritiva das extensões verbais que ocorrem em língua Nyungwe.
A obra literária permite que a leitura seja feita sobre dois ângulos, o descritivo e teórico. O Ângulo descritivo permite perceber a natureza dos verbos em que cada uma das extensões verbais pode ocorrer, suas implicações sintáticas e as extensões verbais que podem co-ocorrer, dependendo da estrutura do radical e da semântica do verbo. O teórico, por sua vez, situa os dados descritos dentro da teoria linguística. Tal divisão, segundo a autora, permite uma leitura fluida e didática para os que pretendem conhecer a gramática da língua bantu, mesmo sem serem linguistas.
O Professor Catedrático Armindo Ngunga, apresentador do livro, disse que esta obra responde a um desafio segundo o qual a estrutura de forma verbal de línguas estudadas, em particular o Nyungwe, ainda carece de análise cuidada, compreensão clara e abrangente de fenómenos sintáticos e igualmente representa a cristalização dos conhecimentos adquiridos pela autora ao longo do percurso académico.
Extensoes-Nyungue“Este livro é muito importante porque revela o profundo domínio não só dos conceitos próprios da teoria eleita, mas também o domínio dos conceitos em uso em linguística descritiva das línguas bantus nos tempos modernos” explicou.
Por sua vez, a autora do livro, Crisófia Langa da Câmara endereçou os seus agradecimentos à UEM, universidade onde aprendeu e continua a aprender linguística, aos seus professores do ensino primário, secundário e, em particular, à sua família.
O evento contou com vários momentos, destaque para o momento cultural com o músico moçambicano Bhaka Yale.
Na ocasião, estiveram presentes no lançamento o Director do Centro dos Estudos Africanos, Prof. Doutor Carlos Arnaldo, Doutor Matias Parruque um dos professores da autora, colegas, familiares e amigos.