1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Conferência Internacional discute desafios das universidades africanas

Conf-UniAfricana

A UEM, em parceria com algumas universidades locais e estrangeiras, organizou esta semana, no Campus Principal, a Conferência Internacional subordinada ao tema “Negociando o tecido da Universidade Africana – Além da Localidade e do Universalismo”.
O evento, financiado pela Fundação Fox Wagner da Alemanha, visava compreender melhor as trajectórias das universidades em África e contribuir para o reforço do desenvolvimento destas instituições e dos sistemas de ensino superior em que estão inseridas.
O coordenador da conferência, Prof. Doutor Patrício Langa, disse que a conferência foi concebida pelos professores da UEM e da Universidade de Bonn da Alemanha como parte de um projecto internacional que visa repensar a universidade no continente africano, que passa por vários desafios inerentes à transformação.
“Somos cerca de 50 pesquisadores, estudantes e professores de mais de 17 países, como Moçambique, Alemanha, Canadá e África do Sul, estamos reunidos para discutir o futuro das universidades africanas”, explicou.
Por sua vez, o director científico da UEM, Prof. Doutor Emílio Tostão, referiu que o evento é de extrema relevância, a partir do momento que os seus objectivos estão alinhados ao propósito de transformação desta instituição de ensino em Universidade de Investigação.
Assegurou que a troca de ideias e experiências entre os participantes irá permitir que se defina qual será o futuro das universidades africanas.
O debate, que também decorreu nas Universidades Joaquim Chissano (UJC) e Pedagógica de Maputo, serviu igualmente para a partilha de ideias sobre os desafios das universidades moçambicanas.
Por exemplo, o director científico da UJC, Prof. Doutor Sérgio Gomes, disse na ocasião que é importante fazer parte deste consórcio, tendo em conta que a sua instituição de ensino é nova e pretende internacionalizar-se, o que justifica a relevância de participar em debates sobre a problemática da investigação no contexto africano.

Conf-UniAfricana