Estudantes debatem percurso pós-universidade
- Detalhes
- Criado em 05-10-2022
O Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Educação da UEM organizou na quarta-feira uma palestra subordinada ao tema “A vida académica: desafios, oportunidades e o percurso pós-universidade”.
O evento serviu de reflexão sobre os actuais desafios do estudante universitário após a formação, com destaque para a experiência profissional exigida no mercado de trabalho.
Intervindo na ocasião, o Presidente da Associação dos Estudantes da UEM (AEU), Gimésio Cândido, explicou que o estudante dificilmente consegue adquirir, ao longo da formação, a experiência necessitada pelas empresas.
“Os estágios não têm sido priorizados pelas instituições, o que torna ainda mais complicada a situação de emprego”, lamentou.
Para minimizar a situação, a AEU tem vindo a apostar em iniciativas como “Academia de Carreia”, que, segundo o Presidente desta agremiação, possibilita o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Por seu turno, Meque Raul Samboco, um dos oradores da palestra, referiu que os desafios do estudante começam a emergir na academia, a partir do momento que sente a necessidade de fazer amizades para a partilha de experiências e até do material acadêmico.
“As pessoas mais informadas ajudam a saber como o mercado de trabalho funciona, revelando as técnicas de elaboração de currículo, pedido de estágio e outros pormenores”, assegurou.
Para além dos membros da AEU, a palestra contou com a presença de estudantes de diferentes faculdades e escolas da UEM.