FAMED impulsiona trabalhos científicos
- Detalhes
- Criado em 05-10-2022
Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane divulgaram, semana passada, trabalhos científicos no âmbito das Jornadas Científicas, que este ano decorreram sob o lema “UEM celebrando os 60 anos do Ensino Superior em Moçambique”.
Falando na ocasião, o Director da Faculdade, Professor Doutor Jahit Sacarlal, explicou que se trata de uma iniciativa que visa promover a investigação académica e científica, bem como fortalecer a empatia entre os estudantes, docentes e corpo técnico administrativo e que representa um momento de valorização da investigação levada a cabo pelos estudantes.
“Por isso, queremos encorajar e continuar a apoiar os estudantes e seus supervisores que submeteram trabalhos científicos que dentre várias outras tarefas académicas e clínicas conseguiram alocar tempo e dedicação para juntos trilharmos o caminho para a concretização da visão da UEM”, afirmou.
Por sua vez, o decano docente e investigador daquela faculdade, Prof. Doutor João Schwalbach, falando em palestra, destacou o papel da Associação Académica de Moçambique, fundada em 1963, como uma associação que contribuiu de forma significativa na evolução não só da faculdade bem como dos estudantes desta instituição de ensino superior.
“É na sala de aulas, e bibliotecas que encontrávamos o saber técnico e científico, mas por outro lado, tínhamos a oportunidade de viver a vida e participar nela de forma mais altruísta, responsável e solidária através da Associação Académica que foi um excelente contributo para o crescimento de cada um como homens e mulheres,” explicou.
Vários momentos marcaram o evento, destaque para as premiações de melhores trabalhos de investigação ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, e igualmente o momento musical e poesia apresentado pelo Núcleo dos estudantes da FAMED.