1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdade de Economia aprova mais um Doutora

Carla-Louveira-defesaA Faculdade de Economia da UEM aprovou, nesta quarta-feira, mais uma Doutora em Economia. Trata-se da Dra. Carla Alexandra Louveira que defendeu com sucesso a sua tese intitulada “Eficácia da Inclusão Financeira na Estabilidade Monetária e Financeira: O Caso de Moçambique entre 2004 e 2020”.
A nova Doutora explicou que a inclusão financeira é eficaz e efectiva no alcance da estabilidade monetária e financeira em Moçambique, daí que defende que é preciso massificar a inclusão financeira digital, uma vez que tem maior aceitação.
“Os três modelos que usei na pesquisa apresentaram uma relação de longo prazo confirmando assim a eficácia da inclusão financeira, e também confirmaram que existe um modelo de ajustamento que vai conduzir o equilíbrio de longo prazo em caso de algum desvio e revelaram a eficácia da inclusão financeira, com destaque para inclusão financeira digital. Portanto, mostra-se necessário que se implementem medidas políticas com vista a assegurar a massificação dos pontos de acesso para a redução de notas e moedas em circulação, com vista a colocar todos os indivíduos dentro do sistema financeiro”, disse.
Afirmou ainda que a entrada em funcionamento de novos produtos e serviços financeiros digitais em Moçambique permitiram que os indicadores de inclusão financeira fossem incrementando ao longo do tempo advertindo que as medidas de inclusão financeira devem ser aliadas às acções de combate ao branqueamento de capitais, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Carla Alexandra Louveira, actual Vice-Ministra da Economia e Finanças, fez todo o seu percurso no ensino superior na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane e aprovou nas provas de doutoramento com 19 valores.

Carla-Louveira-Juri

hd izle