1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

FAMED lança mestrado em Emergências Pediátricas e Neonatais

FAMED-Nutricao-01

A Faculdade de Medicina da UEM procedeu, esta terça-feira, ao lançamento do Mestrado em Emergências Pediátricas e Neonatais, numa iniciativa que visa potenciar a prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças comuns e raras que afectam as crianças e adolescentes.
O mestrado resulta de um memorando de colaboração firmado em finais de 2019 entre a UEM, Universidade de Pádua da Itália, a ONG Médicos para África e a Universidade Católica de Moçambique.
Intervindo no acto do lançamento do curso, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que o Mestrado em Emergências Pediátricas e Neonatais representa mais um ganho significativo para a universidade que, nos últimos anos, tem estado a promover a oferta de programas de pós-graduação nas suas diferentes faculdades e escolas.
“Uma contribuição importante para a melhoria dos cuidados de saúde com destaque particular para a necessidade de investigação e promoção de conhecimentos associados aos protocolos específicos para doenças e procedimentos de fórum pediátrico e neonatal”, explicou.
Referiu que a UEM procura, deste modo, desenvolver a sua capacidade em formar especialistas nestas áreas, apelando assim a maior qualidade na formação dos profissionais deste campo de conhecimento.
“Apelo à adopção de medidas conducentes à garantia dos mais altos padrões de qualidade científica, através de acções centradas na excelência do processo de ensino e aprendizagem, aumento da qualidade dos trabalhos de investigação cientifica e inovação tecnológica, incluindo uma gestão eficiente da investigação a ser realizada”, exortou.
Na ocasião, a representante da Universidade de Pádua da Itália, Prof. Doutora Luciana Da Dalt, referiu a importância do mestrado para estudantes da Faculdade de Medicina da UEM, destacando o facto de existir muitas mulheres a cursar medicina no País.
Por sua vez, o representante da ONG Médicos para África, Dom Dante Carraro, afirmou que o mestrado em Emergências Pediátricas e Neonatais surge para responder as necessidades mais urgentes no País, contribuindo assim para a redução da taxa de mortalidade neonatal.
Já o Reitor da Universidade Católica, Prof. Doutor Filipe Sungo, destacou a relevância desta parceria, assegurando que visa melhorar a saúde materna e infantil, contribuindo no crescimento e desenvolvimento desta área prioritária para as comunidades moçambicanas.

FAMED-Nutricao-02

film film izle