Estudantes apontam a educação como caminho para a transformação social
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- Criado em 15-11-2022
Os oradores que integraram a palestra sobre o papel da educação na transformação social promovida pelo Núcleo dos Estudantes da FACED, defenderam que a educação é a base para os indivíduos acederem a todos os outros direitos porque a partir do momento em que o indivíduo está instruído tem a consciência sobre o direito a vida, a liberdade de expressão, o direito sobre ir e vir, entre outros direitos consagrados.
Nesse sentido, consideram a educação como o principal caminho para a transformação social.
A oradora Priscila Sitoe, mestranda em Direitos Humanos na UEM, defendeu que só se pode alcançar a transformação social se cada um de nós estiver transformado através da educação tendo por isso advertido aos estudantes para a necessidade de buscarem conhecimento.
Enquanto isso, Zandia Majope, explicou que a transformação do indivíduo não se processa através da educação formal, mas também pela via da educação informal que adquire no seio familiar e nos vários ambientes em que este está enquadrado. “Em cada ponto que passamos as pessoas nos transferem valores e contravalores, somos educados de várias formas”, disse.
A palestra, intitulada “Educação: Um caminho para transformação social”, tinha como objectivo alertar aos estudantes sobre o papel social que cada um deles carrega após a conclusão do curso.
O Presidente do Núcleo dos Estudantes da FACED, Culpa Lissamo, disse que há muitas expectativas em torno dos estudantes tanto no seio familiar como na própria sociedade, por isso, a pertinência de debater sobre essas temáticas para preparar o próprio estudante. “Os nossos pais têm expectativas de nós porque sabem que estamos a estudar na UEM, e esperam que depois do curso possamos ajudar”, concluiu.