1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Embaixador da Noruega defende crescimento económico que reduz a pobreza

Crescimento-Economiaco-02O Embaixador da Noruega, Dr. Haakon Gram-Johannessen, defende que o crescimento económico actual não se reflecte na redução da pobreza e melhoria das condições de vida da população moçambicana, destacando que o sector privado formal se mantém fraco e as oportunidades de emprego para jovens são limitadas.
O diplomata falava na tarça-feira, em Maputo, durante a conferência anual, com o tema “Dinâmica do sector privado e bem-estar em Moçambique”, organizada pela Faculdade de Economia da UEM, em parceria com o Ministério da Economia e Finanças, Universidade de Copenhaga, entre outros parceiros.
Explicou que, mesmo com estes obstáculos, o sector privado tem um grande potencial para impulsionar uma mudança, com a condição certa de adopção de incentivos adequados para a transformação económica.
“Um dos desafios do sector privado é a sua capacidade de promover o crescimento inclusivo, premissa fundamental para os tomadores de decisões. O Programa de Crescimento Inclusivo visa responder a este desafio através da conjugação de esforços para a compreensão analítica dos factores essenciais para o desenvolvimento”, disse.
Acrescentou que a iniciativa visa igualmente fortalecer a capacidade da UEM para analisar dados económicos e recomendar políticas apropriadas para a redução da pobreza e a melhoria das condições dos moçambicanos.
Crescimento-Economiaco-01“Por isso, no final, as pesquisas serão partilhadas e traduzidas em recomendações. O impacto de qualquer pesquisa depende de sua aplicação, por isso todas as partes devem garantir que se faça bom uso dos resultados do Programa de Crescimento Inclusivo”.
Por seu turno, o Vice-Reitor para a Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel Das Neves Tembe, afirmou que a conferência contribui também para a compreensão da forma como as empresas manufactureiras se desenvolvem e seus respectivos desafios para o desenvolvimento da economia moçambicana.
“Esperamos que os seus resultados sejam capazes de informar as entidades responsáveis pela formulação das políticas ligadas à promoção do sector industrial. Reafirmemos a necessidade de tornar o evento produtivo, a partir do momento que os investigadores encontram pontos de convergência e sugestões inovadoras”, destacou.
A conferência anual, que decorreu sob o lema “Dinâmica do sector privado em Moçambique: desafios e oportunidades”, contou com a presença de representantes do governo, estudantes de economia e especialistas da área.

 

Crescimento-Economiaco-03

 

hd izle