1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Reitor da UEM apela a maior transparência e integridade aos directores empossados

 

Posse-2022-021

O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior apelou hoje (17.02) aos recém-empossados Directores Nacionais e Directores Nacionais-Adjuntos, e Assessores a pautarem por práticas de transparência, integridade e a observância da probidade no exercício das suas funções com vista à materialização dos valores plasmados nos estatutos da UEM.
Segundo o Reitor, a UEM vai orientar a gestão de acordo com os mais recomendados valores da transparência, integridade e probidade em todos os processos, quer académicos, quer administrativos. “Palavras como encontrei a situação tal como ela está e o meu antecessor deixou isto assim, não deverão nunca mais fazer parte do nosso discurso de governação”, advertiu, acrescentando que estas nomeações resultam de uma escolha ponderada em que acredita na capacidade de promover a aproximação, abertura e diálogo permanente com os demais sectores, dentro dos órgãos que passam a dirigir.
Recordou que Universidade deve continuar a ser a reserva moral da sociedade por ser nesta instituição onde se forma o homem novo, tendo aproveitado a oportunidade, para relembrar aos nomeados sobre os ditames de funcionamento da administração pública e dos deveres profissionais de cada um.
Igualmente, fez lembrar que a UEM está em processo da sua transformação para uma Universidade de Investigação (UdI). Tal realidade desafia a cada uma das unidades a orientar as suas práticas de ensino-aprendizagem, investigação e extensão, de acordo com padrões internacionalmente aceitáveis e que destacam os padrões de Universidade de Investigação que se pretende consolidar.
Todavia, para se materializar este ensejo, de acordo com o Reitor, é imprescindível que, no plano de governação, cada um dos directores, mobilize e oriente toda a comunidade académica local a perseguir este grande objectivo. “Pensem na diversificação formativa, não se apegando apenas ao tradicionalismo próprio de uma Universidade tradicional como a nossa”, frisou.
Aos directores cessantes, o Reitor da UEM reconheceu o profissionalismo, entrega e dedicação prestados durante o exercício das suas funções.
Após a cerimónia oficial, os directores empossados prometeram tudo fazer para contribuir no crescimento das unidades que agora passam a dirigir. Por exemplo, novo Director da Faculdade de Direito, Prof. Doutor Teodósio Uate, assumiu como um dos desafios melhorar os processos de gestão naquela unidade.
Entretanto, o Director cessante da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, o Prof. Doutor João Tique, agradeceu e enalteceu o gesto da Universidade e referiu-se à importância de ter dado seu contributo para o crescimento da instituição.
O evento contou com a participação de dirigentes da instituição a diversos níveis, colegas e familiares dos empossados.

Posse-2022-01

film film izle