UEM acolhe I Encontro de Psicanálise de Moçambique
- Detalhes
- Criado em 25-02-2023
A Universidade Eduardo Mondlane acolheu esta semana, em Maputo, o I Congresso Internacional de Psicanálise de Moçambique, numa iniciativa que visa discutir a evolução deste campo de conhecimento no território nacional.
O evento, que reuniu conferencistas nacionais, brasileiros, colombianos e suíços, serviu igualmente para discutir a constituição de uma Comunidade de Psicanálise de Moçambique, em parceria com a UEM e a Embaixada do Brasil em Moçambique.
“Vai servir para a constituição de um local para o atendimento clínico em saúde mental e fundação de uma biblioteca. Vai também permitir um atendimento acessível para que as pessoas que queiram fazer a psicanálise neste país não tenham que gastar necessariamente uma fortuna”, explicou a psicanalista e coordenadora do grupo, Helena Lima.
Por sua vez, o primeiro estudante da Comunidade de Psicanálise de Moçambique, Jorge Cassicasse, afirmou que se trata de um projecto que vem sendo desenvolvido desde o ano 2019, período em que a psicanálise se tornou popular no país.
“De lá para cá ficou uma paixão, pois passámos por muitos níveis de aprendizagem e muitos de nós já começamos a prestar atendimento em função do conhecimento adquirido”, revelou.