Reitor oferece material escolar às vítimas das cheias
- Detalhes
- Criado em 12-03-2023
Alunos da Escola Primária Completa 18 de Abril de Vilankulo, vítimas das inundações que recentemente afectaram todo o país, beneficiaram-se de material escolar oferecido pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior.
Ao todo, são cadernos, canetas e lápis, bem como o material de desenho, oferecidos aos alunos daquela instituição de ensino, instalada ao redor da Escola Superior de Desenvolvimento Rural, numa acção que se enquadra na responsabilidade social.
Na ocasião, o administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Júnior, agradeceu o gesto solidário do dirigente máximo da UEM, explicando que maior parte destas crianças irá frequentar a ESUDER após o ensino secundário.
“Meninos, a UEM é a maior universidade do país e a mais concorrida, por isso devem estudar muito para ingressar nesta instituição, onde tem cursos como Arquitectura, Engenharia e Direito. E, queremos que aperfeiçoem mais os vossos conhecimentos com este material”, apelou.
A mesma opinião foi defendida pelo presidente do município da Vila de Vilankulo, William Tunzine, que lembrou que Vilankulo foi porta de entrada do ciclone Freddy, o que fez com que muitas crianças perdessem o material escolar.
Por sua vez, o Reitor da UEM assegurou que ficou abalado quando soube que alguns alunos perderam o material escolar na sequência do ciclone Freddy, sentimento que, segundo ele, se justifica principalmente pelo facto de ser professor e entender a importância de livros e cadernos no processo de ensino e aprendizagem.
“Sei o que significa um menino que gosta de estudar perder cadernos e lápis. Por isso, decidi apoiar os meus futuros estudantes da universidade. Queremos que vocês continuem a estudar ainda mais para ingressarem na universidade”, exortou.
Durante a visita, o Reitor explicou aos alunos a importância de preservar a natureza para prevenir a humanidade de fenómenos naturais como é o caso de ciclones. Falou igualmente da importância de estudar na maior e mais antiga universidade do país, UEM.