Reitor apela ao CEND maior divulgação dos cursos ministrados à distância
- Detalhes
- Criado em 19-05-2023
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, recomendou ao Centro de Ensino à Distância da UEM (CEND) a apostar na maior divulgação dos cursos ministrados no ensino à distância, por forma a aumentar o número de estudantes que frequentam esta modalidade de ensino, para potencializar ao máximo a capacidade existente.
Segundo o Reitor, o CEND deve fazer o máximo que pode para garantir que as oportunidades de ensino a distância disponíveis cheguem a todo o País, podendo para o efeito recorrer às rádios comunitárias.
O Centro de Ensino à Distância tem cerca de 4 mil estudantes matriculados e, segundo o dirigente da mais antiga instituição de ensino superior no país, estes números estão muito aquém do desejado, pelo que urge fazer uma reflexão com vista a aumentar o número de ingressos anualmente.
Apelou, igualmente, a serem mais criativos na procura de soluções para aumentar a receita, com vista a fazer face às despesas, mormente ao pagamento de docentes, lembrando para a necessidade de aplicação das taxas de propinas aprovadas pelo Conselho Universitário.
O Reitor da UEM visitou, esta Terça-feira (16/05), o Centro de Ensino à Distância da UEM para se inteirar do seu funcionamento. Durante o encontro que manteve com a Direcção, CTA e estudantes, a Directora do CEND, Prof.ª Doutora Nilza Cherinda, apresentou algumas preocupações, nomeadamente a exiguidade das infraestruturas e a melhoria da conexão da internet, uma vez que aquela unidade depende totalmente deste recurso para as suas actividades.
Na interacção que manteve com os estudantes, estes propõem a realização de exames online, porque os exames presenciais acarretam custos com deslocações para os centros tutoriais, alojamento e outras despesas.