1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM e Camões reforçam cooperação para ensino de Português na África Austral

uem-camoes-2023

A Universidade Eduardo Mondlane e Camões - Instituto de Cooperação e da Língua assinaram, na Segunda-feira (15/05), um Protocolo de Cooperação visando, dentre vários objectivos, estabelecer as condições para a colocação de docentes moçambicanos a nível do ensino superior, em Universidades da África Austral.
O Protocolo foi rubricado, em Maputo, pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior e pelo Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura.
Intervindo na ocasião, o Reitor da UEM afirmou que há evidências de crescimento da cooperação entre as duas organizações, destacando a formação de docentes da UEM nas universidades portuguesas bem como a atribuição de bolsas de estudos e capacitações técnicas à comunidade universitária.
“O acordo permite a projecção da universidade na região, através de instalação de leitores nos países da África Austral, permitindo que os nossos docentes contribuam para a disseminação da língua portuguesa”, referiu.
Explicou que o acordo é assinado no Mês da Língua Portuguesa, constituindo, assim, mais uma oportunidade para alargar a cooperação para outras áreas de actuação, com o objectivo de promover acções que contribuam para o crescimento da Universidade.
Por sua vez, o Embaixador de Portugal em Moçambique reiterou que a cooperação com a UEM é de longa data, assegurando que, este acordo, constitui mais uma oportunidade para que docentes e estudantes na diáspora contribuam na disseminação da língua portuguesa.
“A Embaixada estará sempre aberta para mais acções de intercâmbio em prol do ensino superior de qualidade em Moçambique”, garantiu.

hd izle