1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM aprova nova Visão e Missão

A Universidade Eduardo Mondlane aprovou na última sessão do Conselho Universitário a nova Visão, Missão, Valores e Lema, com vista a orientar os seus anseios de ser uma universidade que não dê primazia apenas ao ensino, mas reforce a investigação, em resposta à actual dinâmica do mundo, como estratégia fundamental para a resolução dos problemas da sociedade.

novavisaoA nova Visão pretende que a UEM seja “uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação de conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão”.

A Missão aprovada orienta a instituição à “Produzir e disseminar conhecimento científico e promover a inovação através da investigação como fundamento dos processos de ensino-aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade”.

A afirmação da nova identidade da UEM como universidade orientada para a investigação científica radica do contexto de expansão, diversificação e diferenciação funcional do subsistema de ensino superior e da necessidade de maior especialização.

Sustentam a nova Visão e Missão uma série de valores, nomeadamente Liberdade acadêmica; Autonomia institucional; Colegialidade; Engajamento social e comunitário; Indagação independente e confiança; Compromisso nacional e internacional; Ética e deontologia profissional; Criatividade; Internacionalização; Unidade na diversidade e inclusividade.

O lema escolhido é “Educação, Excelência e Inovação”.

O Coordenador da Comissão que trabalhou na revisão da Visão e Missão da UEM, Prof. Doutor Patrício Langa, disse à nossa reportagem que este é o culminar de um trabalho árduo que iniciou com a auscultação à vários especialistas nacionais e estrangeiros, com vista encontrar resposta para os novos desafios à que a instituição se coloca.

“Durante um ano, a Comissão fez um trabalho de auscultação aos diferentes actores da UEM e não só, sobre que tipo de universidade se pretende no futuro. Convidamos especialistas de outros países para um seminário sobre a matéria. Visitamos algumas universidades de países como África do Sul, Quénia, Brasil, Portugal, que têm o nível de investigação muito elevado. Pretendemos mudar um pouco a morfologia da instituição, no sentido de tornar a investigação a cara da universidade”, disse o Prof. Langa.

Fizeram parte da Comissão de Revisão da Visão e Missão da UEM o Prof. Doutor Patrício Vitorino Langa (Coordenador), Doutora Sandra Manuel (Coordenadora-Adjunta), Prof. Doutor Feliciano Chimbutane (Secretariado), Prof. Doutor Carlos Lucas, Prof. Doutor Manuel Macie, Prof. Doutor Bettencourt Capece, Profª Doutora Maida Abdulssatar Khan, Dr. Manuel Cabinda, Dr. Mário Albino, Dr. Ezequiel Abrahamo e Dr. Samuel Matlombe.

globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı