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UEM, UNESCO e o Instituto de Camões assinam Memorando Tripartido

 

assinatura2A UEM, a UNESCO e o Instituto de Camões assinaram na manhã de hoje, 26 de Março, um memorando de entendimento tripartido de cooperação que visa desenvolver um projecto de capacitação de docentes e estudantes universitários das instituições de Ensino Superior da África Austral. O projecto preconiza ainda o estabelecimento de um centro de recursos para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no contexto da integração regional.
Segundo o Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, o memorando ora assinado redobra o compromisso e o cometimento da Universidade Eduardo Mondlane em continuar a disseminar e ensinar a língual Portuguesa na região austral de África, abrindo, a curto, médio e longo prazos novas oportunidades de parcerias nos mais variadíssimos domínios do desenvovimento económico, científico e sócio-cultural entre os povos da região.
Refira-se que, a UNESCO e o Instituto de Camões já cooperam com UEM há muitos anos. De acordo com o Reitor, a colaboração com a UNESCO se desenvolve  através do apoio ao programa – projectos de ensino, investigação e extensão que se realizam nas mais diversas áreas e unidades da Universidade Eduardo Mondlane,  "uma outra forma de cooperação é através do intercâmbio de investigadores, docentes e estudantes e da participação da UEM em eventos nacionais, regionais e internacionais de carácter científico financiados pela UNESCO", frisou.
Enquanto a cooperação da UEM com o Instituto de Camões se concretiza com o apetrechamento de bibliotecas em material educacional e literário diverso e do apoio a Universidade Eduardo Mondlane.
Já o representante da UNESCO em Moçambique, Nelson Chicuecue, afirmou que a sua instituição entra nesta parceria ciente do valor do papel significativo que os signatários conjuntamente poderão desempenhar na construção de capacidades em países da região austral de África.
Para a fonte, a SADC reconhece a importância da língual portugesa na comunicação e na facilitação da mobilidade de pessoas e na integração regional.
Por seu turno, a Professora Ana Paula Lourinho, do Instituto de Camões disse que este projecto é um testemunho do nível científico da UEM ao lhe ser confiado o desafio. Afirmou não se tratar apenas do alargamento da lígua portuguesa mas do desenvolvimento e da melhoria da integração regional.
Numa primeira fase, este projecto de capacitação de docentes universitários e estudantes da região austral de África vai abranger a África do Sul, Botswana, Namíbia, Swazilândia e Zimbabwe.

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