1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM e Brasil passam em revista o estágio de cooperação

DSC 5048A UEM e o Brasil avaliaram em, 14 de Abril, o estágio das suas relações de cooperação no campo académico, num enecontro havido na sala de reuniões do Magnífico Reitor da UEM e que juntou à mesma mesa integrantes das duas delegações. A delegação brasileira de alto nível era chefiada pela Embaixadora da República Federal do Brasil, em Moçambique, Ligia Maria Scherer, e incluia quadros séniores do Ministério da Edução brasileiro, bem como reitores de cinco importantes universidades daquele país.
No certame, Ligia Maria Scherer disse esperar que com o encontro de Maputo se aprofundem e se amplie a cooperação da UEM com instituições brsileiras de ensino superior. "Do lado brasileiro nos engrandece poder estar aqui, puder cooperar e aprender com a vossa instituição", frisou.
Enaqunto isso, o Reitor da UEM, o Professor Orlando Quilambo disse augurar o fortalecimento das relações já existentes mas, sobretudo, o alargamento das relações para novas áreas tendo em conta a nova visão e missão recentemente aprovadas que aposta na investigação como a nova forma de agir e de actuar nos processos de ensino e aprendizagem da instituição.
Um marco importante nessas relações de cooperação foi a criação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que, segundo o Reitor, tem permitido a ligação entre as universidades, destacando os encontros de Maputo, em Moçambique, e Belo Horizonte, no Brasil. Nesses encontros ficou vincada a necessidadeDSC 5053 de mobilidade de docentes e estudantes.
Quilambou recordou que a relação de cooperaração da UEM com o Brasil no ramo académico começou de forma individual quando docentes moçambicanos foram ao Brasil frequentar cursos de mestrado e doutoramento e, ao longo dos tempos, alguns desses docentes foram estabelecendo relações de base institucional.
A UEM e o Brasil têm actualmente acima de 50 acordos genéricos cujo objectivo é gerar e capacitar a Universidade Eduardo Mondlane na área de ensino, investigação e extensão através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e que é implementado em Moçambique pelo Ministério da Educação, a UEM e UP. Desde 2013, a UEM tem participado em todos os projectos financiados pela CAPES- Programa para Mibilidade Internacional.
No ano passado, a UEM e a CAPES aprovaram conjuntamente 8 projectos em diferentes áreas e tem se registado um aumento significativo de oferta de estágios e bolsas de iniciação científica.
Segundo o director do Gabinete de Cooperação, Dr. Carlos Lucas, que apresentou uma rediografia das relações de cooperação entre a UEM e o Brasil, constituem desafios para a UEM e o projecto CAPES, o aumento da mobilidade académica através de projectos inter-universitários, o aumento do número de bolsas de estudo para docentes e estudantes, o melhoramento da relação com a indústria, a melhoria de supervisão dos cursos de mestrado e doutoramento, atravées da supervisão conjunta, entre outros.

kamagra php shell download php bypass shell  php shell indir Ankara Escortbreast augmentation in turkey breast augmentation in turkey jigolo ilanlarıpromosyon https://bestesthetic.com/jigolo kiralacosmetic surgery turkey bedava jigolohttps://www.promosyonbank.com/https://www.promosyonbank.com/promosyon ürünleripromosyon anahtarlıkkamagra cosmetic surgery aydın escorttarsus escortşişli escortsilivri escortselçuklu escortavcılar escort antalya escort antalya escort antalya escort halkalı escort anadolu yakası escort beylikdüzü escort fındıkzade escort atakoy escort findikzade escort findikzade escort şişli escort stomach botox in turkey yeni kadin modasipara ve yatirimciddiarkadasliksitesi.comacil kredi lazimdemetevler escortçeşme escortfull film izlegastric balloon turkey ajanda imalatıliposuction in turkey jigolo sitesijigolo olmak istiyorumjigolo sitesijigolo sitesijigolo olmak istiyorumjigolo sitesibahis siteleribedava bonusonline casino siteleriataköy escortataköy escortporno sex sex change surgery in turkey promosyon termos kupa türbanlı escortpromosyon kalem promosyon kurşun kalem