1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CeCaGe já capacitou mais de 200 técnicos em Planificação na Óptica do Género no país

Genero_2.jpgMais de 200 profissionais de Planificação já foram formados desde 2011 sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Género, num projecto levado à cabo pelo Centro de Coordenação para os Assuntos do Género da UEM, CeCaGe. Perto de 40 técnicos de instituições públicas e privadas são capacitados todos os anos sobre planificação e orçamentação na óptica do género, tendo em conta as necessidades específicas de homens e mulheres.

Actualmente, está a decorrer um processo de pesquisa interna com vista a aferir o grau de satisfação das instituições e dos técnicos que tomaram parte do curso desde a primeira edição. Mas Cossa fez notar que profissionais que se beneficiaram desta formação demonstraram mudanças significativas nas suas instituições em temáticas do género. Exemplos de sucesso são os casos da UEM, o Ministério da Pescas e o Ministério da Educação.

Neste percurso de formação de quadros em temáticas referentes a planificação e orçamentação na óptica do género, o CeCAGe já capacitou igualmente técnicos oriundos de países de expressão portuguesa com destaque para Angola e Timor Leste. Constam ainda na bagagem experiências com alguns municípios do país. Nesse sentido, Generosa Cossa declarou-se igualmente disponível em partilhar experiências de formação com os distritos do país, havendo interessados.

hoje,13 de Maio, o Centro de Coordenação para os Assuntos do Género da UEM, procedeu ao lançamento da 4ª Edição do Curso sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Género cujo lema é "Integrando as necessidades de homens e mulheres nos planos de orçamento das instituições, garantimos a distribuição equitativa dos recursos e o sucesso dos programas de desenvolvimento", e que conta com cerca de 30 participantes de diversas instituições, incluindo Ministérios.Genero_1.jpg

Na ocasião, a Vice-Reitora Académica da UEM, a Prof. Doutora Ana Mondjana, disse que no curso deste ano serão abordados temas que constituem estratégias de orientação para a inserção das necessidades de homens e mulheres na planificação e sensibilização para a tomada de consciência para os problemas que preocupam a sociedade.

Mas disse estar ciente que a orçamentação na óptica do género ainda é um campo relativamente novo no contexto moçambicano, o que implica a reorientação dos recursos financeiros que respondam às necessidades práticas e estratégias nesse âmbito.

Entretanto, Florence Raes, representante da ONU Mulheres, afirmou que este curso tem lugar num momento em que estão em curso processos importantes para a igualdade de género e o emponderamento das mulheres no país.

Referiu que, o maior desafio do CeCAGe, hoje, é reflectir sobre que formas a Planificação e a Orçamentação na Óptica do Género pode contribuir para transformar em realidade as oportunidades de desenvolvimento que despontam no país, acelerando o alcance dos objectivos de igualdade de género e emponderamento das mulheres.

kamagra globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı