1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Docentes e Estudantes capacitam-se em matérias relacionadas ao Gás e Petróleo na UEM

maastrichDocentes, investigadores e estudantes das instituições de ensino superior e técnicos de instituições governamentais e não-governamentais estão desde ontem envolvidos num programa de capacitação em temáticas relacionadas com o petróleo e gás natural.
A iniciativa enquadra-se num projecto designado “Escola de Inverno”, e visa acrescentar algum conhecimento científico à comunidade universitária durante as férias intercalares.
Falando no acto de abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, explicou que as escolas de inverno surgiram como uma forma de criar interface entre a academia, o governo e o sector público e privado da sociedade e que normalmente aborda temas relevantes ou actuais para a instituição e para o país.
Quilambo disse que, as recentes descobertas de gás e petróleo indicam que o país pode vir a ser um dos maiores produtores mundiais destes hidrocarbonetos, o que levou a Universidade Eduardo Mondlane a desenvolver um programa de capacitação de geocientistas e engenheiros.
Segundo o Reitor, discutir "Petróleo e Gás" justifica-se na medida em que a indústria extractiva de petróleo e gás liquefeito constitui um sector que, a médio prazo, trará maior contributo para o crescimento económico do país, proporcionando um número significativo de postos de trabalho. "Daí que se apresente como pertinente a análise dos nossos cursos em termos de empregabilidade dos seus graduados, o que passa pela identificação e supressão de lacunas nos objectivos e conteúdos dos cursos, no que tange à criação de competências para os graduados interessados em trabalhar neste sector", justificou.
A “Escola de Inverso” constitui-se numa plataforma de convergência de pessoas com diferentes formações e experiências, para discussão conjunta dos assuntos mais prementes sobre petróleo e gás.
Temas como Geologia de petróleo e gás, Geofísica de petróleo e gás, Mercado de trabalho, Ensino Centrado no Estudante, entre outro, vão merecer debate em sessões paralelas.

kamagra php shell download php bypass shell 502 Bad Gateway

502 Bad Gateway


nginx