1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM lança iniciativa ALUMNI

ahlumiA Universidade Eduardo Mondlane (UEM) procedeu na última Sexta-feira, 22 de Agosto, ao lançamento oficial da iniciativa ALUMNI. Trata-se de um projecto que pretende manter contacto de forma permanente e actualizada com os graduados desta instituição de ensino, informando-os sobre a sua vida e desafios.
A iniciativa pretende, igualmente, ser um espaço privilegiado para obtenção de retro-informação, para a promoção da Universidade, dos seus programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como promover acções que encorajem a angariação de apoios e de suporte, concorrentes ao desenvolvimento da universidade.
Na ocasião, o Dr. Ivan Collison, director Adjunto do Registo Académico da UEM, que apresentou o projecto ALUMNI, explicou que a UEM ao longo dos seus cinquenta (50) anos dedicados ao ensino, investigação e extensão universitárias, foram graduados dezoito mil, oitocentos e doze (18.812) estudantes, em diversas áreas do saber, desde bacharéis, licenciados, mestres e doutores. Desde universo, uma parte continua ligada à UEM, quer por via da docência, da investigação, da administração e outros. Todavia, segundo Ivan, uma franja considerável de graduados, por várias razões, não mantém a relação julgada desejada com a Universidade.
"E é a partir desta convicção da necessidade de restabelecer o contacto com os graduados da UEM e de criar uma ligação que proporcione vantagens tanto para a UEM como para os seus graduados, que se torna cada vez mais crescente a pertinência da criação da comunidade dos graduados da UEM", frisou.
"Todos juntos por uma Universidade melhor" foi a frase que abriu e dominou o discurso do Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, que defendeu uma ligação profunda entre a UEM e os seus graduados. Segundo o Reitor, o lançamento da iniciativa ALUMNI é o concretizar de um sonho antigo que data de 1968 quando a UEM formou os primeiros graduados.
De acordo com o Reitor, com esta iniciativa pretende -se que a comunidade ALUMNI se constitua numa plataforma que possa privilegiar as relações entre os graduados e a UEM, tendo como objectivos congregar seus graduados, criar oportunidades de convívio entre os graduados de diferentes gerações, facultar-lhes o acesso privilegiado aos diferentes recursos nomeadamente museus, instalações desportivas, programas, notícias e eventos.
ahlumniSegundo Quilambo, a constituição de uma congregação de graduados é em reconhecimento ao valor destes, em geral, e da UEM, em particular, e pelo seu contributo para o desenvolvimento do país. "O nosso graduado ostenta a marca Eduardo Mondlane, sendo por isso motivo de grande orgulho. Temos a convicção de que, onde quer que esteja este representa os nossos mais elevados valores reflectidos no seu tratamento social e comunitário, no compromisso nacional e internacional, criatividade, ética e deontologia profissional", concluiu.
Na sequência, o Reitor da UEM afirmou que a sua instituição está a observar um processo de transformação de uma Universidade eminentemente de ensino para uma Universidade em que a investigação é o alicerce dos processos de ensino, aprendizagem e extensão.
No lançamento da iniciativa ALUMNI quatro graduados prestaram testemunho recordando momentos áureos enquanto estudantes desta Universidade. O Prof. Doutor José Chichava, por exemplo, que constituiu a primeira turma de licenciados em economia na Faculdade de Economia da UEM, lembrou com grande júbilo e satisfação a concorrência positiva que existia entre colegas de turma para obtenção de melhores notas.
No evento, o Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, ficou registado como o primeiro graduado a integrar a iniciativa ALUMNI sendo que recebeu das mãos do Director do Registo Académico da UEM, o Prof. Doutor José Leopoldo Nhampossa, o primeiro cartão como membro desta iniciativa.

 php shell indir