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GQA avalia 1º Ciclo da auto-avaliação dos cursos da UEM

LOGOTIPO 1O Gabinete para Qualidade Académica da UEM (GQA) está a levar a cabo o processo de auto-avaliação dos cursos leccionados neste estabelecimento de ensino superior, tendo em conta a melhoria da sua qualidade. Este é um processo que decorre de uma orientação emanada pelo governo moçambicano, tendo em vista o estabelecimento de padrões de qualidade que se pretende fixar, no país. Neste contexto, membros da comissão da auto-avaliação dos cursos estiveram hoje, 11 de Setembro, reunidos para analisar os processos da auto-avaliação dos cursos leccionados na UEM.
Segundo a directora do Gabinete para Qualidade Académica da UEM, a Prof. Doutora Luísa Santos, de Novembro a esta parte, já foram auto-avaliados 19 cursos de licenciatura em 15 faculdades e escolas. Participam neste workshop coordenadores dos cursos, membros da comissão da auto-avaliação dos cursos e membros da comissão central para a auto-avaliação. O objectivo é reflectir sobre a primeira parte deste processo com enfoque para as metodologias usadas para auto-avaliação com vista a melhorar o Manual de Auto-avaliação.
Recentemente, foi criado no país, a Comissão Nacional para Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) e aprovado pelo Conselho de Ministros uma legislação que obriga as instituições de ensino superior a estabelecerem internamente mecanismos de auto-avaliação dos cursos. É neste espirito que a UEM está desde os finais do ano passado a proceder auto-avaliação dos cursos que lecciona.
Entretanto, o Gabinete para Qualidade Académica propôs, ano passado, o Manual de Auto-avaliação que foi discutido pela comunidade universitária. Este ano, o Gabinete para Qualidade Académica pretende reflectir sobre o manual, bem como propor melhorias com vista a sua utilização, em 2015.
Luísa Santos justifica que o processo de auto-avaliação é uma ginástica sobre o que anda bem e o que anda mal nos cursos que a UEM oferece, tendo sempre em conta a elaboração de um plano de melhorias. O encontro discutiu ainda sobre os critérios que deverão ser seguidos na elaboração desse plano e a sua implementação.
No encontro que serviu para analisar o processo do primeiro ciclo da auto-avaliação dos cusos, os grupos estiveram reunidos em temas de trabalho nomeadamente o Plano de melhorias, a Estrutura da qualidade nas faculdades e escolas, Indicadores e padrões de qualidade, Inquéritos e Procedimentos para a realização da auto-avaliação dos cursos.

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