1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Armindo Ngunga lança "Introdução à Linguística Bantu"

NgungaO Professor Catedrático e actual Vice- Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, lançou na tarde de 19 de Fevereiro, a obra intitulada "Introdução à Linguística Bantu", volume II. A obra traça, em parte, a trajectória do seu autor como académico, docente e investigador.
O livro comporta exemplos de descrição de fenómenos linguísticos de quase todas as línguas bantu faladas no país, albergando todo o mosaico linguístico. Introdução à Linguística Bantu propõe-se a oferecer ferramentas para a descrição das línguas bantu tentando o mais possível buscar exemplos das mais variadas línguas nacionais e ilustrar os fenómenos linguísticos descritos ao mesmo tempo que tenta equilibrar a linguagem para que os seus conteúdos sejam acessíveis a estudantes de diferentes unidades académicas.
A tentativa de incluir diferentes horizontes e espectativas em matéria de descrição das línguas bantu fez com que o autor reconhecesse que não era possível o livro apresentar um quadro teórico exaustivo que se aplicasse a todas a línguas usadas na obra como pretexto para usar o funcionamento das línguas bantu. O Prof. Doutor David Langa, que apresentou a obra, assumiu que qualquer leitor tem nesta obra um ponto de partida para olhar com olho crítico à sua língua tendo a certeza que cientificamente ela está bem actualizada.
Em relação a 1ª edição, a obra "Introdução à Linguística Bantu", volume II, apresenta os elementos de fonética e fonologia do ponto de vista da teoria linguística. David Langa afirmou que a inclusão desta parte, nesta segunda edição, ajuda o leitor a perceber melhor porque, por exemplo, se opta por apresentar o som da fala humana desta ou daquela maneira. O capítulo intitulado "Elementos da Morfologia", que consta da 1ª edição, é apresentado nesta 2ª edição de forma mais didática e robusta onde foi dividido em morfologia nominal e verbal, formando assim dois capítulos.
A obra apresenta uma novidade na abordagem dos conteúdos que permite ao leitor o melhor enquadramento dos diferentes momentos de estudo das suas matérias. Porque o livro descreve diferentes línguas nacionais, David Langa receia que o leitor encontre todos os conteúdos que pretende estudar, mas nem por isso deixará de ter um ponto de partida consistente para aprofundar os estudos sobre a sua língua alvo.
Ngunga 1O autor do livro, o Prof. Armindo Ngunga, convidado a intervir, disse que dedicava a obra aos seus estudantes, muitos dos quais agora seus colegas na carreira docente. Ngunga frisou que ao longo da sua longa carreira profissional como docente e investigador sempre procurou solução aos problemas que o apoquentaram, nomeadamente a questão da educação e a inclusão através da educação. "É aqui onde eu pensei que podia apostar fazendo o que devia ser feito para tentar responder as minhas preocupações", disse. 
A obra Introdução a Linguística Bantu volume II resulta dos primeiros manuscritos que o autor começou a escrever em 1986. Ngunga explica que o livro é autodidata porque explica termos que ele considerou serem difíceis. O livro também serve de chamada de atenção para a diversidade linguística do país e a necessidade de todos se empenharem para a valorização e desenvolvimento das línguas locais.
A obra Introdução à Linguística Bantu, volume II, saiu sob a chancela da Imprensa Universitária da UEM.

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriKıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum