1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESNEC lança primeiro livro sobre Cadeia de Valor de produtos alimentares

esnec-livro-autografoA Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo da Universidade Eduardo Mondlane, localizada no distrito de Chibuto (Gaza), lançou na manhã de hoje, 10 de Março de 2015, o primeiro livro elaborado por docentes e estudantes daquela escola. A Obra, intitulada “ Experiências Práticas na Análise da Cadeia de Valor: Um processo de aprendizagem pela ESNEC Através de Análises da Cadeia de Valor do arroz, tomate, cebola, frango e carne da vaca na Zona Sul de Moçambique”, está inserida no âmbito do desenvolvimento das actividades do Projecto NICHE.
A Cerimónia contou com a participação da Direcção da ESNEC, docentes, estudantes, Corpo Técnico Administrativo (CTA), parceiros da Escola e do Projecto, bem como a sociedade civil. Na sua intervenção o Director da ESNEC, dr. Mário Jessen, disse sentir-se “muito orgulhoso” com o feito, e que desde a sua chegada a ESNEC tem aprendido muito. Agradeceu a todos os intervenientes da pesquisa pelo esforço e dedicação empreendidos. Acrescentou que a pesquisa ajuda a consolidar o processo de ensino e aprendizagem.
A obra, de 118 páginas, contou com a participação de 27 estudantes e 13 docentes e traz uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e uma descrição de 5 cadeias de valor, nomeadamente arroz, tomate, cebola, frango e carne da vaca.
Na sua intervenção, o representante do projecto NICHE, Petra Penninkhoff, agradeceu o empenho de todos e afirmou que este trabalho não para por aqui, “tem mais 2 grupos que estão desenvolvendo estudos da cadeia de valor de outros produtos, que também serão lançados”.
O Coordenador do projecto na ESNEC, dr. Paulo Muando, referenciou que a introdução da análise da cadeia de valor e pesquisa acção visa reforçar os currículos da Escola, tanto em conteúdos (usando exemplos locais), assim como nos métodos de ensino. Realçou que todos os envolvidos estão cientes que os casos da cadeia de valor resultantes deste primeiro ciclo de integração, ainda estão por ser enriquecidos, pois existem lacunas em termos de género, especificações da cadeia, cálculos financeiros e económicos, análises de relações entre os actores e as políticas do Governo. Este primeiro grupo expressou a sua satisfação com os métodos utilizados durante a capacitação, tendo sugerido que o processo de pesquisa-acção fosse parte integrante do currículo da ESNEC, de modo a garantir que todos, e não apenas um grupo de estudantes seleccionados, aprendam sobre a pesquisa-acção e análise da cadeia de valor.
Os estudantes que participaram na obra disseram estar muito gratos pela oportunidade que tiveram de participar da pesquisa, e que os conhecimentos nela adquiridos estão a servir para o desenvolvimento das suas actividades. Apelaram para que iniciativas do género continuem, para que outros estudantes possam beneficiar da mesma experiência.

esnec-livro-famly

 php shell indir