1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Recinto da UEM acolhe V edição do Festival AZGO

acordo-azgo-2015O Campus principal da UEM vai acolher, pela primeira vez, a edição deste ano do festival AZGO, a decorrer nos dias 22 e 23 de Maio. Para o efeito, a UEM e a KHUZULA Produções, entidade que organiza o festival AZGO assinaram, no dia 15 de Maio, um acordo de parceria à luz do qual as duas instituições passam a cooperar na organização do evento.
Mediante o acordo, a UEM, na qualidade de parceira do festival concede parte do recinto do Campus principal da Universidade para acolher o festival AZGO referente ao ano 2015, na sua quinta edição.
Enquanto isso, a comunidade universitária da UEM entre estudantes e docentes com particular interesse no ramo cultural poderão tomar parte da organização do evento.
O Director do Gabinete do Reitor, o Prof. Doutor Manuel Cabinda, que falava em representação do Magnífico Reitor da UEM, considerou a parceria de uma oportunidade para em conjunto se promover a arte e a cultura bem como a investigação científica.
O festival é igualmente uma plataforma para que estudantes da Universidade Eduardo Mondlane tomem parte de actividades extracurriculares como é o caso de um festival de música.
A UEM é actualmente a única instituição de ensino superior de língua portuguesa que consta do ranking das melhores universidades do continente africano, por isso, a promoção da marca UEM em festivais internacionais é meritório para que ela possa crescer e promover a sua internacionalização no âmbito da visão e missão em curso na instituição.
O Festival AZGO, que decorre em Maputo, junta em dois palcos distintos a serem montados no campus principal da UEM cerca de 50 artistas entre nacionais e estrangeiros.
O Director do Festival, Paulo Chibanga, disse que a realização deste evento internacional incorpora outras iniciativas como a doação de bens não perecíveis ao infantário provincial de Gaza, a realização do festival escolar e o festival de cinema, gastronomia, feira de artesanato, entre outros. A fonte destacou a parceria conseguida com a UEM como a grande realização deste ano.
"Este ano os estudantes da UEM vão ter a oportunidade de fazer parte de um evento internacional com a realização do Festival AZGO no espaço do Campus Universitário", disse.
Assim, nos dias 22 e 23 de Maio, a entrada do portão localizado na Avenida 24 de Julho será reservada apenas aos que querem aceder ao festival enquanto a entrada localizada na Rua da França fica reservado aos utentes normais que procuram serviços da UEM. De acordo com os organizadores do evento, será vedado a entrada de viaturas no recinto do campus para permitir maio fluxo de pessoas.
Um contingente policial, que inclui a polícia de protecção e de trânsito já foi assegurado para garantir a ordem e tranquilidade pública no recinto enquanto decorrer o evento. A esta polícia juntam-se os agentes responsáveis pela segurança interna da UEM e de membros da comissão organizadora do festival que se responsabilizarão de orientar os utentes do festival.
Os bilhetes para o festival já estão a venda a um preço de 700 meticais o dia e 1200 para os dois dias. Mas no local do evento estarão disponíveis a 800 meticais o dia e 1400 para os dois dias.
O acordo de parceria entre a UEM e KHUZULA Produções foi assinado pelo Vice-Reitor da UEM, o Prof. Doutor Ângelo Macuácua, e pelo Director do Festival AZGO, Paulo Chibanga.